quinta-feira, 28 de julho de 2016

Carta ao Presidente golpista Temer


Lẹ́tà sí Ààrẹ nírẹ́jẹ Temer
Carta ao Presidente golpista Temer.


Por Camila Torres, Brasília | A garota Jéssica B Silva, do interior de Pernambuco, enviou uma carta aberta a Michel Temer (PMDB) onde faz uma série de críticas ao interino golpista. 




Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Lẹ́tà, s. Carta.
, prep. Para, em direção a. Indica movimento direcional.
Ààrẹ, s. Presidente. 
Ti, prep. de ( indicando posse). Quando usado entre dois substantivos, usualmente é omitido. Ilé ti bàbá mi = ilé bàbá mi ( A casa do meu pai).
Ọ̀tẹ̀, s. Conspiração, revolta, rebelião.
Lẹ́tàn, adj.  Fraudulento, falso, ilusório, enganador. 
Nírẹ́jẹ, adj. Enganador, trapaceiro,  golpista, ardiloso.

Criança de 10 anos envia carta aberta com críticas a Temer e ele vê apenas erros de português

26/07/2016 13:37



Seu Michel Temer:
O senhor tem feito muita coisa errada no Brasil, primeiro porque tomou de forma errada o mandato da presidenta Dilma e depois porque só fala em cortar coisas boas deixadas pelo governo, como a ajuda do bolsa família e a casa da minha família, adiquirida no governo da presidenta Dilma.

Parece que o senhor não sabe que tomar as coisas dos outros é coisa feia, principalmente para o senhor que dizem que é muito rico e já tem é casa de mais. O senhor devia era sair de Brasília, pois o povo e minha família votaram foi na presidenta Dilma e não no senhor. O senhor não se envergonha de fazer isso não?

Um dia o senhor vai pagar pelo que está fazendo com a presidenta Dilma. Ela é uma pessoa boa que gosta dos mais humildes e o senhor só pensa nos ricos e ficar com o mandato dela. As crianças do Brasil nunca vão gostar do senhor, mesmo que o senhor diga que é presidente ninguém respeita pois o senhor nunca foi eleito para presidente.

Recife, 24 de julho de 2016

Jéssica


Fonte: Leia mais: http://www.midiapopular.net/news/crianca-de-10-anos-envia-carta-aberta-com-criticas-a-temer-e-ele-ve-apenas-erros-de-portugues/#.V5e_mRhgCuI.facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário