sábado, 17 de maio de 2014

Limpeza


A LIMPEZA PODE VENCER A DOENÇA

Ìmotótó ló le gun àrun o.
A limpeza pode vencer a doença, sim.

Ìmotótó ilé ( Limpeza da casa).
ìmotótó ara ( Limpeza do corpo).
ìmotótó aso ( Limpeza da roupa).
Ìmotóto ounje (Limpeza da comida).









"VAI TOMAR BANHO"

É uma expressão que em "Casa Grande & Senzala", Gilberto Freyre analisa os hábitos de higiene dos índios versus os do colonizador português. Depois das Cruzadas, como corolário dos contatos comerciais, o europeu se contagiou de sífilis e de outras doenças transmissíveis e desenvolveu medo ao banho e horror à nudez, o que muito agradou à Igreja. Ora, o índio não conhecia a sífilis e se lavava da cabeça aos pés nos banhos de rio, além de usar folhas de árvore pra limpar os bebês e lavar no rio as redes nas quais dormiam. Ora, o cheiro exalado pelo corpo dos portugueses, abafado em roupas que não eram trocadas com freqüência e raramente lavadas, aliado à falta de banho, causava repugnância aos índios. Então os índios, quando estavam fartos de receber ordens dos portugueses, mandavam que fossem "tomar banho".

Carta indígena

Mo gbà létà kan.
Eu recebi uma carta.


Ìwé gbédègbéyò  (Vocabulário)

Àkójópò  Itumò  (Glossário).



Mo = eu.
Gbà = receber.
Lé  = carta.
Kan = uma, uma.

Indígena munduruku assassinado pela Polícia Federal, no governo de Dilma Rousseff.





"IX Carta do Movimento Munduruku Ipereg Ayu

À Sociedade Brasileira e aos governantes do País

Nós, Movimento Munduruku Ipereg Ayu, viemos declarar que:
- A luta do movimento Ipereg Ayu não é contra a população de Jacareacanga. Todas as nossas manifestações são para garantir os direitos dos povos indígenas e da humanidade. Todos sabem que somos contra os grandes projetos de morte do governo para a Amazônia, e não negociamos os nossos direitos.
- Desde o dia 13 de maio, estamos sofrendo ameaças, ataques de bombas e rojões, sendo hospitalizados, com manifestações violentas e racistas. Já denunciamos para a Funai, MPF, Policia Federal, Secretaria de Segurança
- A nossa reivindicação é para recontratação imediata dos 70 professores indígenas que foram demitidos de forma arbitrária, deixando nossas crianças sem aulas em inúmeras aldeias
- Desde que nós fizemos a fiscalização do garimpo no nosso território, e retiramos os não indígenas do território, estamos sofrendo mais represálias, pois estas pessoas eram ligadas ao poder local.
- O delegado municipal nos acusa de ter colocado fogo na casa de apoio dos professores, sem nenhuma prova
- Temos certeza de que não é a população de Jacareacanga que está se manifestando contra o povo Munduruku, mas sim grupos econômicos ligados ao garimpo, ligados à prefeitura, que só usam os indígenas para explorar as riquezas do território e a sua mão de obra.
- Desde agosto de 2013, já denunciamos que o prefeito Raulien Queiroz do PT apoiou o golpe que políticos profissionais deram na Associação Pusuru. Por isso, na II Assembléia na aldeia Restinga, resolvemos acabar com esta associação que não nos representa porque já tentou negociar o crédito de carbono, liberou a entrada dos garimpeiros não índios no nosso território, e agora está tentando negociar as barragens. Exigimos que as autoridades brasileiras investiguem os últimos acontecimentos que ocorreram em Jacareacanga contra os povos indígenas, e responsabilizamos o governo brasileiro por qualquer tragédia que ocorrer.

Finalizamos esta carta e pedimos muito apoio da sociedade brasileira

Movimento Munduruku Ipereg Ayu
Jacareacanga, 15.05.2015"

http://www.xinguvivo.org.br/2014/05/15/movimento-munduruku-exige-apuracao-de-violencia-em-jacareacanga-pa/

Foto: Maurício Torres



Leia este texto, antes de jogar banana para os negros.


Texto1- Àwn ènìyàn dúdú Áfríkà ni 100%  mọnìyàn. Òkè ìtànkálè èdá ènìyàn.

   Os negros da África são  100% homo sapiens sapiens. O topo da evolução humana.


Ìwé gbédègbéyò  (Vocabulário)

Àkójópò  Itumò  (Glossário).



Àwon = eles, elas. Indicador de plural.
Ènìyàn dúdú = negro.
Áfríkà = África.
Ni = ser, é.
Ọmọnìyàn = homo sapiens sapiens.
Òkè = montanha, topo.
Ìtànkálè = evolução.
Èdá ènìyàn = humano.








      Povos brancos, asiáticos, aborígenes australianos e indígenas americanos  têm 20% de DNA neandertal, praticamente ausente nas populações da África subsaariana, que nunca encontraram com eles. Por isso, os negros africanos são os únicos humanos 100% Homo sapiens sapiens.



      Brancos, asiáticos, indígenas e africanos são membros da mesma espécie. Por isso, nenhum negro ( homo sapiens sapiens puro) deve jogar banana para os seus irmãos racistas ( homo sapiens sapiens com 20% de DNA neandertal). Se algum negro agir assim, ele se tornará menos humano e uma vergonha para  sua espécie altamente intelectual (homo sapiens sapiens) e, principalmente, para os seus parentes africanos ( homo sapiens sapiens puro).

 
   O racismo  surge da inveja e do complexo de inferioridade. Por isso, desempregados europeus jogam bananas contra jogadores negros que são ídolos e recebem salários milionários ( racismo por inveja). E, racistas europeus discriminam africanos e outros povos para preservar seus empregos( racismo por complexo de inferioridade).















Texto 2 -  Pesquisa revela que europeus e asiáticos têm 20% de DNA neandertal

O estudo também revelou que a presença neandertal no cromossomo X, que contém 5% do DNA, é praticamente nula

Publicação: 30/01/2014 08:33 Atualização:
Há apenas quatro anos, quando o sequenciamento genético total de um indivíduo neandertal foi publicado pela equipe do biólogo evolutivo Svante Pääbo, nem sequer se sabia que esses seres extintos tinham cruzado com os humanos modernos. No princípio, boa parte da comunidade científica torceu o nariz para a informação que, hoje, é praticamente incontestável. Agora, dois estudos independentes publicados nas revistas Nature e Science revelam que a herança deixada pelo Homo neanderthalense é maior do que a imaginada.

Populações europeias e asiáticas têm até 20% de DNA dessa espécie, de acordo com um artigo da Universidade de Washington em Seattle. A outra pesquisa, da Faculdade de Medicina de Harvard, lista os principais legados genéticos dos neandertais: genes que influenciam a cor da pele e do cabelo, além de variantes ligadas a problemas como diabetes 2, doença de Crohn, lúpus e cirrose biliar. O estudo também revelou que a presença neandertal no cromossomo X, que contém 5% do DNA, é praticamente nula.

Leia mais notícias em Ciência&Saúde

Benjamin Vernot e Joshua M. Akey, pesquisadores do Departamento de Ciência Genômica da Universidade de Washington, sequenciaram o genoma de mais de 600 humanos modernos não africanos — o neandertal se originou de uma espécie que já havia saído da África, por isso não há resquício desses indivíduos no DNA de africanos. Depois, os cientistas compararam os dados às informações genéticas dos neandertais. Em algumas partes do genoma moderno, eles constataram que não há traços da espécie extinta, mas em outras, como as relacionadas ao fenótipo (características físicas), a herança foi maior do que a esperada.

http://www.correiobraziliense.com.br/