sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Avaliação

Àwọn irú ìdíyelé.
Tipos de avaliação.

Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Àwọn, wọn, prep. Eles, elas. É também usado como partícula para formar o plural do substantivo; neste caso, é posicionado antes do substantivo.
Irú, s. Tipo, espécie, gênero, raça.
Ìdíyelé, s. Ato de estimar o valor de, avaliação.





  Tipos de Avaliação
 
SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE OS VÁRIOS TIPOS DE AVALIAÇÃO
 
 
TIPOS DE AVALIAÇÃO
 
 
 
DE DIAGNÓSTICO
 
FORMATIVA
SUMATIVA
Finalidades
- Obter indicações sobre conhecimentos, aptidões, interesses (ou outras qualidades do aluno).

- Determinar a posição dos alunos no início de uma unidade de ensino, período ou ano.

- Determinar as causas subjacentes de dificuldades de aprendizagem.
- "Feed-back" ao professor e ao aluno relativamente ao progresso deste.

- Detectar os problemas de ensino e aprendizagem.

 
 



- Classificar os alunos no final de um período relativamente longo (por exemplo, unidade de ensino; período, ano, etc.).
 
 
 





Utilização
- No início de uma unidade de ensino, período ou ano lectivo.

- Durante todo o processo de ensino-aprendizagem quando o aluno revela insistentemente incapacidade para aproveitar o ensino formal.
- Durante o processo de ensino-aprendizagem.
 
 
 
 





- No final de um período relativamente longo (por exemplo, unidade de ensino; período, ano, etc.).
 
 




Objectivos sobre que incide a avaliação

- Cada objectivo importante da unidade.

- Uma amostragem representativa dos objectos considerados.
Aspectos a que a avaliação dá ênfase
- As aptidões, interesses, etc., que são julgados necessários (pré-exigidos ou desejáveis relativamente aos objectivos a atingir.
 
 
 







- Resultados da aprendizagem relativamente aos objectivos.

- Comparação dos diferentes resultados obtidos pelo mesmo aluno.

- Processo de ensino-aprendizagem que permitiu os resultados obtidos.

- Causas dos insucessos de aprendizagem.
- Resultados de aprendizagem relativamente aos objectivos.
 
 
 
 








Informação
- Informação global relativamente às capacidades detectadas.

- Descrição pormenorizada das capacidades reveladas.
 
 
- Apreciação relativamente a cada objectivo.

- Identificação, se possível, das origens das dificuldades observadas.

- Geralmente global visando uma classificação ou nota.

- Poder-se-á também considerar uma apreciação relativamente a cada objectivo.
Tipos de instrumentos
- Instrumentos de diagnóstico.
 
 
- Instrumentos formativos especialmente concebidos.
- Provas finais ou sumativas.
 
 
Adaptado de PROENÇA, Maria Cândida, Didáctica da História, Lisboa, Universidade Aberta, 1989, pp. 148-150 e de MASACHS, Roser Calaf; CASARES, M. Ángeles Suárez e FERNÁNDEZ, Rafael Menéndez, Aprender a Enseñar Geografía, Barcelona, Oikos-Tau, 1997, pp. 181-195

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